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A Importância do Treino Técnico para o Aumento da Velocidade

Fato: queremos segurança, saúde e, se possível, correr elegantemente com velocidade… Não é isso?!

Atenção: Você – corredor iniciante – não se assuste com a palavra “velocidade”, pois o que falarei é justamente para seu benefício e benefício de todos, até dos mais experientes. Portanto, não deixe de ler até o fim.

Aumentar a Velocidade na Corrida

Todas as pessoas quando começam a correr desejam uma atividade que lhe garantam segurança e saúde (eu sei). Mas, com o passar dos treinos, verás que os treinamentos, quando bem planejados, deixam o seu corpo mais capaz e, consequentemente, mais veloz.

Muito se deve aos “exercícios educativos de corrida” (ou Treino Técnico) que evidenciam a melhora da postura do corredor ao ponto de melhorar a mecânica da sua corrida. E mais, economia de energia durante a corrida, reforço da musculatura, melhora da consciência corporal e a amplitude da passada (destaco!).

Pergunto: se você executa sua corrida com passos curtos e consegue aumentar o tamanho/amplitude dos seus passos, o que acontecerá com sua velocidade, aumenta ou diminui?

Com certeza sua velocidade aumentará, pois a cada ciclo de passadas você irá mais longe. Além disso, tocará menos vezes no solo e isto lhe causará uma economia de energia (lembra?) garantindo mais disposição para continuar a correr.

Ou seja, executar o treino técnico significa potencializar seu desempenho, mas muitos dos corredores consideram esta parte do treinamento monótono e desprezível.

Por isso, os exercícios educativos devem ser de acordo com a necessidade de cada um: dos exercícios mais fáceis para os “iniciantes” e os exercícios mais difíceis para os corredores intermediários e avançados respeitando um passo a passo que garanta a eficiência e o aprendizado de cada corredor para gozar dos verdadeiros benefícios desta parte da sessão do treino. Ao contrário do que vemos no dia a dia onde são impostos treinos para verdadeiros “atletas” onde intensidades e complexidades são disparadas para todos sem se importar com impacto, coordenação, “necessidade individual”, enfim, uma tragédia.

Por isso foi desenvolvido pela metodologia VO2PRO (empresa especializada em certificar Profissionais de Educação Física, na qual faço parte) o método “3A” para o desenvolvimento do treino técnico, onde todo o histórico do corredor e a experiência da pessoa na ocasião são levados em consideração na hora da prescrição.

Após um “diagnóstico” feito com o corredor, são elaborados sessões de um mínimo de 5min e o máximo de 15min são garantias de melhoras progressivas na técnica dos exercícios e, por conseguinte, melhora absurda na execução da corrida.

Levando para a sua rotina de treinos, os exercícios educativos devem vir após um bom aquecimento, sendo eles, muitas vezes, os próprios exercícios para o aquecimento.

Conhecidos pelos nomes skypping, anfersen, hoperself, dribling e outros, devem ser executados de forma a respeitar a necessidade e a característica da pessoa que irá realizar.

A evolução desta parte do treinamento que se preocupa com sua técnica, concomitantemente ao treino de força, alongamento e a própria corrida, lhe farão voar!

Enfim, um treino bem planejado nunca deixará de fora a prescrição dos exercícios educativos… O treino técnico!

Fica à valiosa dica,

Saudações,

Fabiano Pezzi Fabiano Pezzi.
http://gorunners.com.br/

Pós Graduado em Fisiologia do Exercício UGF/RJ 2007; Graduado em Educação Física IPA/RS 2003; Gestor da Assessoria Esportiva Go Runners / Natal RN; Líder Educador VO2PRO.

 

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